Parceiro Magalu

Parceiro Magalu
Aproveitem as Ofertas

CBN

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Maternidade prioriza ações com colaboradoras para multiplicar orientações do "Outubro Rosa"

Com o slogan "Cuide de você para poder cuidar melhor do outro", o Hospital Maternidade de Campinas demonstra que as ações para promover o diagnóstico precoce do câncer de mama precisam começar internamente para serem multiplicadas para as pacientes. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 29% dos casos novos a cada ano no Brasil
Foto :  Divulgação
Fonte/ Foto: Ateliê da Notícia
O Hospital Maternidade de Campinas decidiu este ano iniciar com suas próprias colaboradoras o “Outubro Rosa” - campanha internacional direcionada à conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – para torná-las multiplicadoras de informação às pacientes. Com o slogan “Cuide de você para poder cuidar melhor do outro”, as cerca de 850 colaboradoras da instituição – que representam 86% do quadro funcional - participarão de palestras e farão orientações às pacientes.
Na semana de 14 a 18 de outubro, profissionais da enfermagem, do Banco de Leite Humano e do Ambulatório intensificarão as orientações às pacientes do Hospital - que realiza cerca de 800 partos por mês - sobre como fazer o autoexame durante a amamentação. “A missão do “Outubro Rosa” é estimular as mulheres a realizarem os exames que permitem o diagnóstico precoce da doença, considerando a maior possibilidade de cura”, explica o presidente do Hospital Maternidade de Campinas, Dr. Carlos Eduardo Martins da Costa Ferraz.

Para as pacientes de procedimento de mastectomia e quadrante, a ação será voltada para melhorar a autoestima. Para tanto, elas ganharão uma necessaire para acondicionar cosméticos e produtos de beleza e uma mensagem de apoio para que se sintam mais confiantes durante o tratamento.
Ações de engajamento
São diversas as ações para o engajamento do público interno na campanha. Entre os dias 1º e 10 de outubro, os funcionários – de ambos os sexos – poderão participar de um concurso cultural que consiste no envio, por e-mail, de uma foto criativa referente ao “Outubro Rosa”.
As fotos selecionadas serão expostas no refeitório do Hospital, onde haverá uma urna para a coleta dos votos, até o dia 17. O resultado será divulgado nesse mesmo dia, momentos antes da palestra proferida pelo médico mastologista Dr. Danilo Manente, às 9h, no anfiteatro da instituição, sobre o tema “Câncer de mama, mitos, verdade e prevenção”. Foi, ainda, instituído o “Dia Rosa”, em 17 de outubro, quando os colaboradores serão convidados a vestir, de forma voluntária, uma peça de roupa cor-de-rosa.
Sobre o “Outubro Rosa”
O movimento “Outubro Rosa”, que objetiva o diagnóstico precoce do câncer de mama, é realizado em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos com ações isoladas pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços cor-de-rosa para chamar a atenção para a campanha. Os laços foram, posteriormente, adotados como símbolo da iniciativa.
A partir de 1997, as ações foram se intensificando e passaram a ser realizadas na maior parte dos países, com a iluminação de monumentos públicos e privados, principalmente turísticos, com luzes cor-de-rosa; com a utilização de laços fixados nas roupas e acessórios; e com o engajamento da área da saúde na orientação sobre as formas de diagnóstico.
A cor rosa - usada na campanha - tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo, dando popularidade, de forma bonita, elegante e feminina ao “Outubro Rosa”, além de motivar e unir diversos povos em torno dessa nobre causa.
Sobre o Hospital Maternidade de Campinas
O Hospital Maternidade de Campinas foi fundado em 12 de outubro de 1913 diante da necessidade de se ter um hospital que atendesse as mães carentes. Foi o primeiro hospital de Campinas com condições de oferecer às mulheres o apoio e o cuidado necessários no momento do parto. São mais de 100 anos de portas abertas, 24 horas ininterruptas por dia.
Hoje, o Hospital Maternidade de Campinas é um hospital filantrópico sustentável de referência regional e representatividade nacional no atendimento à saúde da mulher. Promove mais de 23 mil internações por ano e cerca de 800 partos por mês, que representam praticamente a metade de todos os nascimentos ocorridos na RMC – Região Metropolitana de Campinas.  Mais de 60% dos atendimentos são dedicados ao SUS – Sistema Único de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário