Parceiro Magalu

Parceiro Magalu
Aproveitem as Ofertas

CBN

terça-feira, 25 de junho de 2019

Por uma escola mais solidária: " Voluntariado educativo "


São José realiza a 18ª. edição do “Férias Alegres”.

Fonte: Assessoria Conceptu

Foto : Divulgação - Conceptu

Solidariedade e cidadania são valores que podem e devem ser praticados nas escolas. Se a principal função de uma instituição de ensino é promover a aprendizagem do aluno, preparando-o para a vida e o trabalho, desenvolver projetos que estimulem tal objetivo e alinhem a sociedade à escola é uma prática muito bem-vinda. A proposta do voluntariado educativo é estimular a cultura da solidariedade com caráter pedagógico, a fim de potencializar a função da escola e melhorar a qualidade de vida da comunidade, além de fortalecer a formação dos estudantes.

Nesse contexto, a Escola Salesiana São José, de Campinas, atua com diversos projetos para fortalecimento da cultura do voluntariado, entre eles o “Férias Alegres”. Segundo Rafael Belletti, Assessor de Pastoral Escolar, responsável pelo projeto, a iniciativa permite integrar diversos saberes, competências e habilidades. “Alunos, professores, funcionários, pais e demais atores que se envolvem com o projeto vivenciam valores de solidariedade, participação, cidadania, comprometimento e respeito às diferenças”, observa Rafael.

O “Férias Alegres” surgiu em 2001 com a preocupação de estar presente, de forma eficaz e concreta, na vida das entidades assistenciais de Campinas e objetiva o acesso das crianças assistidas por essas entidades às atividades de formação humana, formação de valores, artísticas e de lazer, em uma semana de muita alegria. “Acreditamos que este é um grande momento para disponibilizarmos nossos espaços e recursos para a comunidade e promover o voluntariado de nossos alunos e funcionários”, explica Belletti.

Em sua 18ª. edição, o “Férias Alegres” está sendo realizado desde segunda-feira (dia 1º.) e vai até quinta-feira (dia 4), das 8h00 às 11h30 e receberá cerca de 500 crianças e adolescentes, entre 2 e 14 anos, assistidos por 9 entidades, entre elas:Obra Social São João Bosco (Núcleos Vida Nova, Centro, Oziel e Creche Dom Bosquinho), Centro Vedruna, Creche Estrelinha do Oriente, Centro Corsini, Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência (SETA) e Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia.



150 voluntários participam da iniciativa, entre alunos do 9º. ano e do Ensino Médio da Escola São José e do Centro Profissional Dom Bosco (CPDB), obra social da escola. Este ano o projeto tem como novidade a participação também de alunos do Ensino Médio do Colégio Liceu Salesiano e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com alunos do 1º. semestre das aulas de recreação da Faculdade de Educação Física. Todos os voluntários recebem treinamento durante dois dias para preparação das atividades.Paralelo a programação das crianças, o “Férias Alegres” oferece também um Ciclo de Palestras aos monitores das entidades assistidas. As atividades desenvolvidas são programadas por faixa etária, respeitando as fases de desenvolvimento e a individualidade das crianças. São desenvolvidos torneios esportivos, jogos cooperativos, festival de pipas, oficinas de criatividade, resgate de brincadeiras de rua, parque, brinquedoteca, show de talentos e circuito de atividades motoras.

A Escola Salesiana São José e o UNISAL custeiam grande parte dos gastos com estrutura física e humana, lanches, material pedagógico e recreativo e, todos os anos solicitam ajuda para a obtenção de patrocínio no aluguel de transporte para as crianças, comprometendo-se a fazer inserção da marca das empresas no site da escola. “O principal e verdadeiro papel da escola, não se restringe, de forma alguma, a simplesmente preparar para a vida profissional, mas a formar cidadãos solidários, voluntários e dedicados a construir um mundo mais justo”, finaliza Alencar André David, diretor pedagógico. Além do “Férias Alegres”, a Escola Salesiana São José atua com os projetos sociais: Semana Missionária (em julho), Super Campanha da Solidariedade (em outubro), Campanha Páscoa Solidária (em abril) e Campanha do Agasalho (em maio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário