CBN

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Caminhão do Impostômetro chega a Campinas

Fonte: 
Assessoria de Imprensa da ACIC
Central de Comunicação

Moradores da cidade vão visualizar, em painel, quanto pagaram de impostos neste ano e saberão valores embutidos em produtos

Nesta quarta-feira, 21 de Agosto de 2013, a população de Campinas vai receber o Caminhão do Impostômetro, com o painel que informa quanto os brasileiros pagam em tributos para União, estados e municípios.
Promovida pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a ação tem como objetivo conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e também lembrar que ele já pode visualizar, nas notas fiscais, o valor dos impostos embutidos nos produtos e serviços que consome, conforme a Lei De Olho no Imposto (Lei n. 12.741/2012), que entrou em vigor no dia 10 de junho.

Além de mostrar o total pago por todos os brasileiros neste ano, o Impostômetro instalado no Caminhão itinerante também vai revelar o quanto foi desembolsado pelos moradores do município visitado. No interior do veículo, o visitante poderá selecionar produtos em telas touch screen e visualizar as notas fiscais referentes, com o valor destacado dos impostos.
O Caminhão do Impostômetro antecede a Virada do Trilhão – daqui a alguns dias, o painel vai chegar à marca de R$ 1 trilhão – e faz parte do Movimento das Associações Comerciais (ACs), que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas – entre elas a Lei de Olho no Imposto.
Em Campinas, o caminhão chegará às 9 horas e percorrerá as principais avenidas da cidade. Às 11 horas, será estacionado na Praça José Bonifácio, no Centro, para que a população veja o painel e os impostos nos produtos. Às 14 horas, voltará a circular pelas ruas.
O Caminhão do Impostômetro já esteve em Mogi das Cruzes e São José dos Campos e também passará pelas cidades de São Carlos, Sorocaba, Santos e São Paulo.
Para o presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, o Caminhão do Impostômetro é uma forma de levar para perto das pessoas as informações sobre os tributos. “A ação é uma alavanca para a conscientização quanto à alta carga tributária no Brasil. Levar isso até as cidades e mostrar fisicamente o quanto os cidadãos pagam em impostos causa um impacto. Muita gente desconhece que são os impostos pagos que mantêm os serviços públicos e que, portanto, deve-se exigir melhorias e cobrar das autoridades a melhor utilização do dinheiro”.
Segundo a presidente da ACIC - Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, a conscientização da população a respeito da destinação do montante arrecadado com os tributos no Brasil é uma bandeira antiga das associações comerciais, que agora, mediante a implantação da Lei n.º 12.741/12, já é uma realidade. “Cabe a todos nós, entidades representativas – e também ao poder público e iniciativa privada – promovermos campanhas elucidativas, como a do impostômetro e a do trilhão, que tornem o tema cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Dessa forma, estaremos contribuindo para formar cidadãos esclarecidos a respeito de seus direitos e capazes de exigir das diferentes esferas governamentais o retorno dos impostos pagos, na forma de investimentos para a melhoria da qualidade dos serviços públicos”, afirma Adriana.
Movimento das Associações Comerciais
O Caminhão do Impostômetro faz parte do Movimento das Associações Comerciais (ACs), que acompanha a questão tributária por meio de iniciativas e campanhas. Uma das conquistas é o Impostômetro, que foi inaugurado em 2005 e está localizado na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Pelo portal www.impostometro.com.br, é possível fazer diversos tipos de consultas – por exemplo: o que dá para fazer com o dinheiro (quantas casas populares podem ser construídas, quantos professores do ensino fundamental podem ser contratados etc).
A conquista mais recente do Movimento das ACs foi a Lei De Olho no Imposto (Lei n. 12.741/2012), que exige a discriminação dos impostos nas notas fiscais de produtos e serviços. Pelo site www.movimentoac.com.br é possível acompanhar o trabalho do Movimento.


19/08 Mogi das Cruzes
20/08 São José dos Campos
21/08 Campinas
22/08 São Carlos
23/08 Sorocaba
26/08 Santos
27/08 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário